Qual a validade do Visto Chinês em 2024?
Validade do Visto Chinês 2024 – A validade do Visto Chinês em 2024 é uma questão importante de ser respondida, isso porque houve uma mudança no cenário. Recentemente foi assinado um acordo entre Brasil e China aumentando o prazo de validade do Visto Chinês de múltiplas entradas, de 5 para 10 anos. No entanto, em prática, a validade desse documento pode variar entre o prazo de 5 a 10 anos, tudo vai depender da análise consular. Essa declaração ocorreu durante uma visita do ministro de negócios da China, Wang Yi, ao Brasil ainda neste ano de 2024.
No entanto, antes de saber sobre validade, iremos explicar como realizar o processo de solicitação desse determinado documento.
Precisa de Visto para ir para a China?
Sim, todos os brasileiros que pretendem realizar uma viagem para a China necessitam de Visto. Portanto, nesse artigo iremos esclarecer como realizar o processo de solicitação do Visto para a China.
Primeiramente, o requerente deverá verificar qual a categoria de visto que necessita. Isso dependerá do intuito da viagem. Por exemplo, a viagem pode ser para participar de reuniões de trabalhos, participar de feiras de exposição e mais, nesse caso será aplicado o Visto Chinês de Negócios. Em caso de turismo, os visitantes brasileiros estão cada dia mais buscando pontos turísticos, como, por exemplo, a Muralha da China, a Cidade Proibida, templos budistas, o exército de terracota e mais, para explorar o conhecimento.
Tirar Visto para a China
A China é um dos destinos cada vez mais buscados por brasileiros. Portanto, como falamos acima, existem diversos pontos de turismo muito procurados, como também existem muitas feiras de diversos ramos do mercado e muitos buscam conhecimento para implantação em seus empreendimentos.
A categoria do Visto escolhida irá influenciar diretamente na validade do visto e se o visto será de apenas uma entrada, duas entradas ou múltiplas entradas. Todas as questões serão baseadas no intuito da viagem do requerente.
Dica importante:
Se precisar de auxílio no processo de emissão do Visto Chinês recomendamos que entre em contato com um Consultor Especializado em Visto para a China. O mesmo irá te auxiliar em todo o passo a passo desse processo.
Visto Chinês de Turismo
O Visto Chinês para categoria de turismo é denominado como categoria L. Esse visto é baseado para quem quer ir para a China com intuito de turismo, para conhecer as belezas e a cultura do país de perto e por um tempo determinado.
Para solicitar esse documento o viajante deverá preencher o formulário disponível no site oficial da Embaixada Chinesa. Após o preenchimento completo do formulário é preciso verificar em qual Consulado deverá comparecer para atendimento presencial, o atendimento vai de acordo com a jurisdição de cada local. Por exemplo, quem reside em São Paulo, só poderá ser atendido em São Paulo ou em Brasília (em Brasília todos podem ser atendidos, independe da localidade de sua residência).
No momento do atendimento o requerente deverá ter em mãos todos os documentos essenciais para apresentar ao agente consular. Depois disso será preciso realizar o pagamento da taxa consular.
Tipos de Visto de turismo para a China
Existem três tipos de Visto para turismo na China. O primeiro é o Visto Chinês para uma entrada, este visto dá direito ao visitante a entrar apenas uma única vez na China. Esse visto permite que o brasileiro fique por até 30 dias no país.
O segundo é o Visto Chinês de duas entradas, permite que a pessoa entre no país por duas vezes. O visto de duas entradas tem validade de seis meses, dentro desses seis meses o visitante poderá entrar duas vezes na China, cada entrada tem direito a no máximo 30 dias no país.
O terceiro é o Visto Chinês de múltiplas entradas, para quem quer viajar por diversas vezes para a China. Esse visto permite que a pessoa fique até 90 dias e pode ter a validade de 5 a 10 anos (definida por análise consular), como falado acima.
Quais os documentos para tirar o Visto Chinês de turismo?
Os documentos vão de acordo com o perfil e com a viagem de cada solicitante. Entretanto, os documentos básicos para ter em mãos são: Passaporte Válido Válido (mínimo de seis meses e uma página em branco para ser anexado o visto), Foto Colorida (de acordo com o Consulado Chinês), Formulário preenchido e assinado, Roteiro de Viagem, Cópia da passagem de ida e volta para a China, Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela, Reserva de hospedagem e mais.
Visto para a China de Negócios
Esse tipo de Visto é indicado para quem tem o objetivo de visitar o país para atividades que não são vinculadas ao turismo. Por exemplo, participar de feiras de negócios, pesquisas, reuniões de negócios e mais. Esse visto tem a categoria M. Esse tipo de visto permite que o viajante fique no país até o prazo máximo de seis meses, mas quem definirá essa questão é o Consulado Chinês.
Para ter esse documento o requerente deverá apresentar documentos bem específicos, como, por exemplo, uma carta-convite emitida pela empresa ou por um indivíduo chinês. Nessa carta deve conter documentos básicos, motivo da visita, data de chegada e saída do país, comprovante de renda do convidado, carimbo e assinatura do representante legal da empresa e mais.
Quanto tempo para emitir o Visto chinês?
O tempo para emissão do visto chinês para ambos os casos é de 04 a 05 dias úteis (o pedido comum). No entanto, se necessitar do pedido urgente leva 24 a 48 horas para a emissão. Contado a partir do momento em que a documentação estiver totalmente correta no consulado da China e a taxa paga.
Por Visto Online Express