Como é a cultura chinesa?

Como é a cultura chinesa?

Como é a cultura chinesa – A China é um país místico, com uma cultura muito diferente e que gera curiosidade para os turistas, o que tem atraído olhares do mundo inteiro pela sua diversidade. Atualmente o país tem mesclado a sua cultura tradicional com a modernidade tecnológica. Além disso, o país está entre as quatro civilizações mais antigas do mundo, junto com Egito, Babilônia e Índia. Sendo assim, os visitantes e curiosos podem aproveitar toda a beleza cultural do país, que passeia entre a arte, decoração, arquitetura, dança, música, religião, artes marciais, culinária, escrita, língua e mais. Dentro dos maiores grupos étnicos da China estão: Tibetanos, Cantoneses, Mongóis e Hans.

Além disso, os chineses têm uma relação muito forte com sua família. Ou seja, eles dão muita importância ao laço familiar. A cultura na China é sempre o filho cuidar do pai, portanto, é comum encontrar muitos avós morando junto com a família. Além disso, faz parte da cultura chinesa a obediência à hierarquia, portanto, sempre é colocado homens mais velhos em primeiro lugar.

Dica importante:

Antes de ir para China estude um pouco sobre sua culinária, cultura e religião, isso ajudará a entender mais sobre a diferença cultural. 

Arquitetura Chinesa

A arte chinesa é algo lindo e rústico. A arte é marcada pelas lindas peças de vasos de cerâmicas pintados à mão. Além de pinturas incríveis sobre telas que mostram a beleza natural da China, juntamente com seus aspectos mitológicos. Lembrando que toda a China é revestida de monumentos históricos que decoram as cidades.

Um dos pontos que mais chamam a atenção dos visitantes para a China é sua linda e tradicional arquitetura. A arquitetura chinesa é marcada por grandes templos, palácios com lagos artificiais, jardins e grandes terraços, construção com cores fortes e telhados curvos (que sempre estão presentes também nas casas tradicionais chinesas). Um exemplo clássico da arquitetura da China é a Cidade Proibida. Além disso, com a modernidade dos últimos anos é possível encontrar na China muitos edifícios com alta tecnologia. 

Qual a língua falada na China?

A língua oficial da China é o mandarim, mas eles também possuem dialetos locais únicos, como, por exemplo, a língua sino-tibetana, cantonês e o xangaiês. Além disso, dependendo da localidade que está na China sentirá diferença no som das palavras, com entonações diferentes. 

A caligrafia também é um parte que chama a atenção, está presente na arquitetura, em pontos históricos e até mesmo em outros países. Considerada como uma arte tradicional chinesa que iniciou na dinastia Shang. A escrita é dividida em cinco categorias: oficial, formal, corrida, cursiva e selo. Cada tipo de escrita tem sentido em uma reflexão sobre tal momento histórico na China, expressam palavras ou morfemas.

Como é a religião da China?

As tradicionais religiões da China, são: 

  • Budismo – Essa é uma cultura famosa, que atualmente no Brasil também encontramos. Porém, é uma filosofia oriental. Ela está baseada em acreditar em seu espírito, trabalhar sua consciência com meditação e Yoga, através de ensinamentos do Buda.
  • Taoísmo –  Uma religião e também filosofia antiga da cultura chinesa. Você aprende a buscar o seu caminho superior da força cósmica, o chamado tao. Ou seja, você não entende a força da natureza, mas se sujeita às suas leis.
  • Confucionismo – Uma ideologia religiosa ligada a um sábio, Confúcio. Em que você segue os ensinamentos do sábio em seu caminho superior e assim tem uma vida mais equilibrada, de acordo com a vontade da terra e do céu.
O Dragão Chinês

Alguns animais sempre estão presentes na China, em desenhos, histórias, arquitetura e festivais. Sendo assim, o Dragão é um dos principais símbolos no país. Uma figura mitológica que conta com corpo de tigre, barba de bode, barbatanas de carpa e barriga de cobra. Na lenda esse animal é capaz de cuspir fogo, voar, trazer chuva e vento. Além disso, o Dragão representa para os chineses grandiosidade e coragem.  

Como é a cultura chinesa em sua culinária?

A culinária Chinesa é um dos pontos que mais tem diversidade cultural, já que tem um sabor único e por muitas vezes bem forte. Os pratos culinários são um misto de sabores e são muitas vezes considerados exóticos. 

Além disso, devido ao clima do local os chineses tem um ótimo plantio, pesca e também criação de animais. Sendo assim, dependendo da localidade em que esteja na China os pratos são bem distintos. Como, por exemplo, no norte do país o principal ingrediente é o trigo e no sul é o arroz. Além disso, em cada localidade existe uma forma diferente de cozinhar. 

Na China também existe a tradicional culinária Xangai, que são pratos mais leves e bonitos, uma mistura entre os vegetais com a comida europeia.

O que conhecer na China?

Existem diversos pontos turísticos encantadores na China. No entanto, iremos listar alguns dos principais pontos que precisam estar em uma lista de viagem para a China. 

  • PequimA famosa Pequim, conhecida como o centro político, cultural e intelectual da China. A visita a Pequim é enriquecedora, tanto para o conhecimento sobre uma nova cultura, como para as belíssimas paisagens que possam encontrar. Com isso, você encontrará monumentos históricos, como a Cidade Proibida e a Grande Muralha. 
  • Chengdu – Você sabia que em Chengdu estão presentes patrimônios da humanidade listados pela Unesco? Sim, lá você poderá conhecer esses cenários que são riquíssimos de uma beleza natural, como, Huanglong e os vales de Jiuzhaigou. Além disso, Chengdu possui uma imensa e histórica cultura que vale muito a pena conhecer.
  • Hong Kong –  A famosa e fascinante metrópole de Hong Kong, combinando diferentes culturas com a modernidade europeia. Além disso, é considerada a cidade mais moderna da Ásia. Em Hong Kong é famosa também por desenvolver o melhor transporte público do mundo, devido a sua grande densidade de cidadãos. 

Precisa de Visto para ir à China?

Para o brasileiro conhecer a cultura chinesa necessita ter em mãos o Passaporte Brasileiro Válido e o Visto Chinês Válido. Portanto, recomendamos que conte com um Consultor Especializado em Visto para China para auxiliar no processo de solicitação deste documento. O mesmo te auxiliará em todo o passo a passo do processo.

 

Por Visto Online Express